Ver Como o Vidro é Feito, Materia Prima do Vidro e Fabricação

Leia o Artigo Completo Para Saber
• Curiosidades Sobre o Vidro
• O Vidro Feito de Forma Artesanal
• Vídeo de Como o Vidro é Feito
• Quais as Materias Primas Para fazer o Vidro

Como o Vidro é Feito?

Matéria Prima e Processo de Fabricação do Vidro

Como é Feito o Vidro Etapa Final

Falar sobre o vidro é muito obvio, afinal o vidro está em milhares de objetos do nosso dia a dia, tem inúmeras possibilidades de uso e além disso é indispensável em nossas vidas atualmente.

Mas você sabe como é feito o vidro?

Antes de falarmos de como é feito o vidro, vamos relacionar só alguns dos objetos feitos de vidro que está presente em nosso dia a dia, pense bem o que seria dos míopes sem o vidro para fazer os óculos, como seriam as lâmpadas se não existisse o vidro, como os astrônomos veriam os espaço sem o vidro de suas lunetas e telescópios, imagine como seriam as janelas de nossas casas sem o vidro, melhor paramos por aqui se não vamos ter o maior texto do mundo.

Para fazer vidro é usado principalmente à área ou sílica, que representa 70% da mistura, o calcário, a barrilha e o feldspato formam o restante da matéria prima.

Ainda hoje em pequenas oficinas o vidro é feito artesanalmente, onde a mistura é aquecida e através de canos os artesão assopram o vidro ainda liquido para gerar as mais variadas formas e tamanhos. É um processo muito metódico e requer muita pratica antes de se fazer bons recipientes e peças de vidro. O processo artesanal para se fazer vidro não atende a demanda, devido à grande necessidade do uso de matérias feitos de vidro, hoje os vidros artesanais são mais difundidos entre artistas e para quem procura produtos exclusivos.

Para atender a grande demanda por vidro as indústrias recebem os ingredientes para fazer o vidro e os armazenam em silos, depois a matéria prima é levada a um misturador, onde a mistura homogênea formada é chamada de Composição ou Mistura VITRIFICÁVEL. Feito a mistura é acrescentado uma quantidade predeterminada de cacos de vidro reciclado.

O local onde é feito o vidro se chama forno de fusão, onde toda a mistura é aquecida a 1530 graus, então é eliminado o gás carbônico para não formar bolhas no produto final e ao sair do lado oposto do forno a matéria prima está em seu estado liquido e com a consistência parecida com a do mel .

Agora toda a matéria esta pronta para fazer o vidro e é levada para a as máquinas de conformação, nesta etapa o vidro ganha as mais variadas formas e tamanhos, dependendo para que esse vidro será usado.

Ainda não acabou, depois do vidro ter adquirido a forma e o tamanho desejado é resfriado gradualmente para conferi resistência, por fim é reaquecido a uma temperatura mínima, chamado de recozimento e novamente resfriado.

Agora assim o vidro está pronto para ser usado.

Ainda existem os vidros feitos de açúcar, que não tem resistência alguma, sua única utilidade é para quebrar na cabeça de atores a atrizes da TV e do cinema ou você acha que aqueles atores atravessam vidro de verdade?

Vídeo Que Mostra Como o Vidro é Feito

Para saber mais veja o vídeo de como é feito o vidro:

Links Patrocinados

Compartilhe, Vote, Divulgue e Apareça Para o Mundo

Sobre cantinhodaweb

Cantinho da Web é um website de variedades e curiosidades da internet com muita diversão e informação. Aqui no Cantinho da Web tem de tudo um pouco em um só lugar.