Qual é o Melhor Plano de Internet 3G ? Oi, Tim, Claro e Vivo Veja e Compare.

Leia o Artigo Completo Para Saber
• Comparações de internet 3G da Tim, Claro, Vivo e Oi
• Informações sobre os planos 3G da Claro, Tim, Oi e Vivo
• Indicação de plano 3G, conforme perfil de uso
• Melhor escolha de plano 3G
• Informações variadas de internet e planos 3G

Planos de Internet 3G Oi, Tim, Claro e Vivo – Definições, Planos, Comparações e Indicações.

Internet 3G já é uma realidade pra muitos usuários, alguns nem conhecem essa tecnologia e outros têm dúvida de qual plano assinar. Vamos tentar ver, resumidamente, cada caso de planos oferecidos pelas operadoras Oi, TIM, Claro e Vivo. Talvez possa lhe ajudar a tomar uma decisão.

Resumidamente tecnologia 3G é o meio pelo qual se tem acesso à internet através do mesmo sinal pelo qual usamos o aparelho de celular. Para isso usa-se um mini modem com um chip, igual aos de celular, que é conectado ao computador via USB ou o chip em questão pode ser usado diretamente no aparelho de celular para acesso à internet.

Observação importante antes de tomar sua decisão sobre internet 3G: a velocidade de internet 3G varia muito, dependendo de quão distante você está no raio de cobertura da operadora. Dificilmente já vi qualquer conexão 3G entregar a velocidade assinada, sempre tem alguma queda. Algumas mais acentuadas que outras. Verifique muito bem com a operadora antes de assinar.

Geralmente o mini modem é comprado a parte, pelo cliente, em alguns planos e algumas operados oferecem o mini modem gratuitamente. Consulte a operadora.

Observada as questões, vamos analisar:

Vejamos Agora as Opções de internet 3G da Oi.

A Oi oferece 3 planos distintos, como podemos ver no quadro acima. Vamos entender como funcionam esses planos. Vale lembrar que pra cada MB (mega) excedido você paga R$0,10.

Vamos analisar cada caso (as recomendações de perfil de usuário vale pra todos os planos)

♦ 2 Gigas, 49,90 e 300kbps:

• Tipo de perfil: Usuário de internet ocasional de uso especifico.

Neste plano de internet 3G da Oi a velocidade é de 300kpbs, ou seja, é uma velocidade baixa para realidade da internet hoje em dia. Além disso, você pode ter um trafego de no Maximo 2 Gigas. Só a titulo de exemplo, um filme de boa qualidade tem no mínimo uns 700Mb, ou seja, 2 filmes e sua franquia está quase acabada. O fato é que não é só o download que conta, tudo que você faz pela internet consome trafego, logo, quanto mais navegar mais franquia consumirá. Em relação ao preço, bem, é acessível, mas vale a pena?

Isso depende do perfil de cada usuário, se você navegará na internet somente em momentos específicos, para olhar email, fazer uma pesquisa rápida e for usar apenas por alguns minutos. Então OK! esse plano serve pra você.

Agora se você tem a intenção de navegar constantemente, fazer downloads, ficar algumas horas na internet. Esqueça, nunca assine um plano deste.

♦ 5 Gigas, 69,90 e 600kbps:

• Tipo de perfil: Usuário de internet moderado de uso especifico.

Com 5 Gigas de franquia e velocidade de 600k a coisa já começa a andar melhor. Você pode se manter mais tempo conectado na internet, nada demais,downloads ainda são limitados com essa franquia. Se a sua intenção é apenas navegar pela internet por umas 3 horas por dia, olhando emails, fazendo pesquisas, assistindo alguns vídeos e fazer pequenos downloads a uma velocidade média, esse plano é indicado pra você. Basta saber se o valor de 69,90 cabe em seu orçamento, apenas para comparar, uma velocidade de uma internet banda larga convencional ADSL (Velox, GVT, NET) de 2Mbps custa em média 59,90.

Agora se sua intenção é ficar horas na rede, baixar arquivos maiores, ver muitos vídeos, então esqueça esse plano.

♦ 10 Gigas, 99,90 e 1Mbps:

• Tipo de perfil: Usuário de internet diária de uso geral.

Para se navegar na internet com satisfação, sem travamentos constantes 1Mbps é o mínimo que deve ter, porém o preço deste plano de internet 3G da Oi é um pouco salgado para muitas pessoas. Neste caso se você navega constantemente na internet, gosta de ficar vendo muitos vídeos, baixar arquivos grandes ocasionalmente e ,claro, fazer o trivial, pesquisas, email e outros. Esses 10G de franquia, provavelmente lhe atende. Agora avalie se este valor de 99,90 cabe em seu orçamento.

Vejamos agora as opções de internet 3G da TIM.

Antes de falarmos sobre os planos de internet 3G da TIM é preciso saber que as tarifas e valores relacionados no quadro acima se referem apenas para localidades onde há cobertura para internet 3G. Existem outras tarifas para localidades onde exista apenas acesso a internet 2G, não falarei deste caso, pois a velocidade 2G é igual ou pior que uma conexão discada por modem de 56k. Então não falarei das tarifas, pois jamais assinaria uma conexão 2G e não te aconselho a fazê-lo, se for o caso coloque discada.

Dado o recado, continuemos. As tarifas de internet 3G da TIM não se baseiam em velocidade, nem em franquia e sim no tempo de uso da conexão. Em relação a velocidade, a TIM diz que pode chegar até a 3Mbps, mas o máximo que você vai conseguir é 1Mbps (não se engane, sempre consulte a operadora antes de assinar). Neste caso valem os mesmos critérios vistos para a internet 3G da Oi. Observe o quanto você precisará de internet durante o dia, se vai baixar arquivos, se vai ver muitos vídeos e calcule de forma prática quantos minutos ou horas você precisará ficar conectado. O interessante é que não há limite de franquia, então o download está liberado. Por outro lado tem que ficar de olho nas horas. Nunca é perfeito, fazer o que?

Considerações:

Se você vai apenas acessar a internet para ler emails, pesquisar assuntos específicos e programados e navegar por no máximo 30 a 40 minutos por dia (claro que isso vai variar, conforme o que se busca), mas supondo que seja uma média diária, então escolha às 20 horas de por 32,90.

Agora sejamos realistas, por 49,90 você tem 60 horas de acesso e a diferença é de 17,00 para o plano básico de 20 horas. Isso quer dizer que você poderá ficar uma média de 2 horas/dia conectado por uma pequena diferença de preço. Neste caso se sua intenção é ficar um pouco mais na internet e fazer downloads de arquivos, só a titulo de curiosidade, com uma conexão de 1Mbps você baixa um arquivo de 500Mb em no máximo em 1 hora e meia. Como a franquia é ilimitada pode baixar a vontade, observando as horas, é obvio.

Enfim, os demais planos seguem o mesmo raciocínio, observe sempre o seu perfil de usuário: quanto tempo vou ficar conectado? Vou baixar muitos arquivos? Ai então decida conforme seu perfil e orçamento.

*Recentemente a TIM lançou o Infinity Web, na verdade é uma extensão dos planos infinity Pré e Controle, ou seja, somente os assinantes desses dois planos têm o direito de acessar a internet por 0,50 ao dia e navegar a vontade a uma velocidade máxima de 300kbps. Caso o interesse seja apenas navegar pela web, sem grandes pretensões, é uma opção boa e barata! Provavelmente as outras operadoras farão planos semelhantes, contribuido para a melhor escolha entre os panos 3G.

Vejamos agora as opções de internet 3G da Claro.

Não me aterei muito aos planos de internet 3G da Claro, seguem praticamente os mesmos preceitos dos planos da Oi 3G. No entanto tem preços um pouco mais elevados, velocidade máxima de 1Mbps e ao atingir a franquia você tem a opção de pagar 0,10 por Mb excedente ou simplesmente permitir que a velocidade caia para 128kbps, 256kbps ou 384kbps.

Vamos entender melhor:

• Franquia de 1 Giga: se passar da franquia você tem a opção de pagar 0,10 por Mb excedido ou escolher se quer que a velocidade caia de 1Mbps para 184kbps (quase discada).

• Franquia de 3 Giga: se passar da franquia você tem a opção de pagar 0,10 por Mb excedido ou escolher se quer que a velocidade caia de 1Mbps para 256kbps (um pouco melhor que discada).

• Franquia de 5 Giga: se passar da franquia você tem a opção de pagar 0,10 por Mb excedido ou escolher se quer que a velocidade caia de 1Mbps para 384kbps (lento).

• Franquia de 1 Giga: se passar da franquia você tem a opção de pagar 0,10 por Mb excedido ou escolher se que que a velocidade caia de 1Mbps para 384kbps (continua lento).

Se na sua localidade a Claro for a única cobertura 3G disponível, então segue os mesmos argumentos que fiz para a Oi em relação a perfil de usuário. O que muda são só os valores do plano e franquias, no mais os conceitos são os mesmos. Caso tenha outra opção de internet  3G é melhor consultá-las antes de assinar os planos da Claro.

Por fim, vejamos agora as opções de internet 3G da Vivo.

A respeito dos planos de internet 3G da Vivo eu simplesmente poderia copiar e colar o que foi dito sobre os planos da Claro. Nos planos das operados Claro e Vivo a única coisa que muda é a franquia de resto é tudo a mesma coisa, por tanto, o que você leu sobre os planos de internet 3G da Claro valem para os planos da Vivo. Ok?

Conclusão: Qual Plano 3G é Melhor Claro, Oi, Tim ou Vivo?

Se você realmente precisa de internet 3G, por escolha ou por falta de opção, sugiro que avalie os planos da operadora TIM em primeiro lugar e no caso de não haver cobertura recorra então a internet da Claro ou da Vivo (praticamente a mesma coisa) e por último aos planos da Oi.

Porque a TIM?

1 – Além de mais opções de planos os preços são melhores, mais acessíveis e controláveis.

2 – Não têm franquia.

3 – A velocidade não é fixa podendo ir de 384kbps a um pouco mais de 1Mbps (segundo a operadora pode chegar até a 3Mbps, será?), chegado a pelo menos 1Mbps está ótimo.

4 – Melhor avaliar seu perfil por tempo de uso do que por velocidade, se acabar sua cota de horas, acabou a internet, nada de pagar Mbs a mais (melhor assim, já imaginou 0,10 para cada mega a mais de trafego, só neste post eu tinha gasto uma fortuna)

5 – Tem plano popular por 0,50 ao dia para navegar a vontade.

Considerações Finais Sobre Melhor Plano 3G

Só assine internet 3G se você quer ter mobilidade, carregar sua internet para onde for (depende de disponibilidade) ou então no caso de não haver outra opção de conexão em sua localidade.

Caso haja disponibilidade de conexão de internet ADSL na localidade onde mora, prefira assiná-la, pois são mais rápidas, com opções de velocidades que variam de 1Mbps até acima dos 100Mbps, no geral entregam a velocidade contratada e são bem mais baratas.

Importante, consulte as operadoras sobre promoções, disponibilidade de internet 3G na região onde mora ou trabalha, as velocidades disponíveis, consulte com a operadora insistentemente se a conexão é realmente 3G ou 2G e jamais assine conexão 2G (a menos que seja sua última opção de desespero total – melhor usar a discada (é sério mesmo!!!).

Outras Informações Sobre Operadoras e Planos 3G
• Informações Sobre Internet e Planos 3G da Oi.
• Informações Sobre Internet e Planos 3G da Claro.
• Informações Sobre Internet e Planos 3G da TIM.
• Informações Sobre Internet e Planos 3G da Vivo.
Links Patrocinados

Compartilhe, Vote, Divulgue e Apareça Para o Mundo

Sobre cantinhodaweb

Cantinho da Web é um website de variedades e curiosidades da internet com muita diversão e informação. Aqui no Cantinho da Web tem de tudo um pouco em um só lugar.