Notas Manchadas o Que Fazer, Como Trocar, Orientações do Banco Central

Leia o Artigo Completo Para Saber
• O que Fazer Se Receber Notas Manchadas
• Como Proceder para Trocar Notas Manchadas
• Telefone de Atendimento do Banco Central
• Tirar as Suas Dúvidas Sobre Notas Manchadas


Orientações Sobre Como Proceder ao Receber Notas Manchadas

A maior parte dos bancos do país tem mecanismos antifurto a caixas eletrônicos, mas a população ainda tem duvida do que fazer a respeito das notas manchadas de rosa, caso sejam adquiridas acidentalmente.

Na prática o mecanismo antifurto a caixas eletrônicos funciona quando alguma alteração sem consentimento do banco é feita nos terminais eletrônicos bancários. O dispositivo antifurto a caixas eletrônicos foram implantados no sentido de evitar ou dificultar a ação de bandidos especializados no roubo de caixas de atendimento eletrônico bancário.

Quando um caixa eletrônico é roubado ou alterado de alguma forma sem autorização do banco automaticamente as cédulas em seu interior são tingidas de rosa, essas notas manchadas, por sua vez, perdem a validade. O problema é que o dispositivo antifurto não é totalmente funcional. Ocorre que em alguns casos clientes ou não dos bancos tem sacado notas manchadas de rosa dos caixas eletrônicos.

O assunto tem causado polêmica entre a população e noticias um tanto quanto levianas tem circulado nos meios de comunicação. Muito noticiaram que no caso de alguém sacar notas manchadas de terminais eletrônicos iria ficar no prejuízo, pois não poderia trocá-las.

A verdade é que o banco é totalmente responsável pelas notas manchadas sacadas em seus terminais eletrônicos e cabe ao banco substituí-las imediatamente em caso de terem sido retiradas de algum terminal eletrônico de responsabilidade deste banco.

Então fique atento, pois caso você tenha feito algum saque de notas manchadas em algum terminal eletrônico leve-a até o banco responsável pelo terminal e peça a substituição imediata da nota manchada por uma oficialmente válida.

Agora tome cuidado, observe as notas que você recebe nas ruas e no comercio em geral, pois as notas manchadas recebidas de terceiros (que não seja diretamente de caixas eletrônicos do banco) não poderão ser trocadas de imediato e provavelmente você ficará no prejuízo. As notas manchadas que não forem recebidas por meio dos caixas eletrônicos devem ser levadas a algum banco para que a mesma seja remetida para o banco Central para serem analisadas e caso seja comprovada que tenha sido de origem de furto o responsável pela nota manchada ficará no prejuízo. Caso chegue-se a conclusão que a mancha na nota tenha sido proveniente de algum erro de caixa eletrônico o cidadão poderá ser ressarcido.

As orientações são para observar se a nota que você está recebendo não tem machas e caso note alguma diferença recuse a recebê-las. No caso de ter feito saque nos caixas eletrônicos peça a troca imediatamente.

Em caso de dúvidas, o Banco Central pode ser consultado ligando gratuitamente para o atendimento ao cidadão no 0800 979 2345 ou pela internet (www.bcb.gov.br).

Abaixo você poderá tirar uma serie de dúvidas sobre o que fazer com notas manchadas:

1 – Como o cidadão deve proceder ao receber dinheiro manchado de rosa?
O cidadão não deve aceitar notas com manchas rosa, pois podem ser provenientes de roubo. É importante sempre verificar o dinheiro e, se tiver essa mancha, recuse receber a cédula manchada.
2 – E se a nota manchada de rosa for sacada no banco, inclusive em caixa eletrônico, como proceder?
Se o cidadão sacou uma cédula manchada de rosa no caixa ou em um terminal de autoatendimento, ele deve procurar qualquer agência do banco do qual é correntista e apresentar a nota manchada. O banco é obrigado a trocar o dinheiro manchado imediatamente.
3 – Em caso de saque de nota manchada nos terminais 24 horas, como proceder?
O cidadão deve procurar qualquer agência de seu banco para efetuar a troca.
4 – O que devem fazer os aposentados que não têm conta em banco se sacarem uma nota manchada de rosa?
Os aposentados que não têm conta em banco devem procurar qualquer agência do banco onde sacou o dinheiro para fazer a troca. O banco é obrigado a trocar o dinheiro manchado imediatamente.
5 – O que devem fazer os beneficiários do Bolsa Família que não têm conta em banco se sacarem uma nota manchada de rosa?
Os beneficiários do Bolsa Família que não têm conta em banco devem procurar qualquer agência do banco onde sacou o dinheiro para fazer a troca. O banco é obrigado a trocar o dinheiro manchado imediatamente.
6 – É obrigatório tirar o extrato da conta e apresentar junto com a nota manchada?
Não. Basta o cidadão ir ao banco e solicitar a substituição imediata da cédula manchada. Os bancos têm os registros de saques efetuados, inclusive nos caixas eletrônicos.
7 – É preciso fazer boletim de ocorrência na polícia para realizar a troca junto ao banco de notas manchadas retiradas em caixas eletrônicos?
Não. A regulamentação do Conselho Monetário Nacional e do Banco Central do Brasil determina apenas que o cidadão deve procurar o banco, o qual é obrigado a trocar o dinheiro manchado imediatamente.
8 – Se receber sem perceber uma nota manchada de rosa em outras circunstâncias, o que fazer?
Se o cidadão recebeu sem perceber uma nota manchada de rosa em outras circunstâncias, como no comércio, deve procurar qualquer agência bancária e entregar a cédula. O banco anotará seus dados (nome, endereço, CPF ou CNPJ no caso de ser empresa) e enviará a cédula para análise do Banco Central. Se ficar comprovado que a mancha não foi provocada por mecanismo antifurto, o cidadão será ressarcido pelo banco. Caso fique comprovado que a mancha é desse tipo de dispositivo, não haverá reembolso.
9 – Qual é a responsabilidade dos bancos em relação às cédulas disponibilizadas em terminais eletrônicos?
A regulamentação do Conselho Monetário Nacional e do Banco Central do Brasil determina que os bancos são responsáveis pelas cédulas disponibilizadas em terminais eletrônicos.
Na hipótese de o caixa eletrônico disponibilizar nota manchada de rosa, o banco poderá sofrer punição administrativa. Além disso, não será ressarcido por essa nota e ainda terá que pagar os custos que o Banco Central tiver com a reposição e análise do dinheiro.

Em caso de dúvidas, o Banco Central pode ser consultado ligando gratuitamente para o atendimento ao cidadão no 0800 979 2345 ou pela internet (www.bcb.gov.br).

Links Patrocinados

Compartilhe, Vote, Divulgue e Apareça Para o Mundo

Sobre cantinhodaweb

Cantinho da Web é um website de variedades e curiosidades da internet com muita diversão e informação. Aqui no Cantinho da Web tem de tudo um pouco em um só lugar.