Como Funciona o FIES Passo a Passo Inscrição FIES Simulador FIES

Financiamento estudantil pode ser feito com ajuda da Caixa e torna o sonho da graduação realidade. Saiba mais sobre o FIES, como utilizar o simulador e se inscrever no FIES.

O governo e instituições financeiras têm lançado programas em conjunto que visam ajudar a vida dos cidadãos brasileiros. São diversos financiamentos oferecidos com tarifas de juros baixas, prazos longos e geralmente sem a necessidade de dar entrada. Entre eles está o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior Fies. O Fies é o financiamento estudantil para quem deseja cursar o nível superior ou já cursa e está com dificuldades em pagar. Antes de contratar o FIES você poderá utilizar o Simulador FIES Caixa, acesse: Simulador FIES Caixa

O programa FIES é indicado para quem quer se graduar e conseguir o diploma de bacharelado ou licenciatura. O Fies é feito para quem deseja cursar ou já cursa o ensino superior em universidade particular. Há programas também como o Prouni, promovido pelo governo que promove bolsas parciais e integrais em universidades privadas para alunos de baixa renda. O Fies é uma boa solução para quem não vê saída. Através do Simulador Caixa FIES você terá uma base de como ficará os valores e prazos do Financiamento FIES pela Caixa Econômica, para utilizar o Simulador FIES, acesse: Simulador FIES Caixa

Como Funciona o Fies

Criado em 1999 pelo Governo Federal, o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) em conjunto com a Caixa e é substituto do antigo Programa de Crédito Educativo – PCE/CREDUC. Com juros de 3,4% ao ano o aluno pode financiar de 50% até 100% das mensalidades. Inicialmente os juros eram de 9% até 6,5% ao ano, a diminuição aconteceu em 2010 quando o programa FIES passou a se administrado pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). Então quem contratou o Fies depois de 2010 tem este valor de juros, contratos antigos mantêm o que era do acordo.

Para os contratos do FIES assinados após 2010 há também um prazo de carência de 12 a 18 meses após a conclusão do curso. O prazo de pagamento do financiamento FIES pode chegar a 7 anos. Quando o aluno contrata o Fies o valor do financiamento é abatido das mensalidades, e o aluno continua o contrato caso desejar, basta renovar a cada semestre. Assim que ele termina o curso há um período de carência, e então se inicia a prestação do financiamento FIES, no primeiro ano o valor é o mesmo do que se pagava de mensalidade. O Fies pode ser encerrado a qualquer momento, e para participar basta verificar se a instituição possui convênio com o programa FIES. Inicialmente apenas a Caixa era a instituição financiadora do Fies, hoje o Banco do Brasil também participa do FIES. Em 2013 são 871 mil jovens que estudam com ajuda do programa FIES.

Passo a Passo Para Inscrição no FIES / Como se Inscrever no FIES

Antes de se inscrever no FIES é importante saber quais os critérios para poder participar do FIES, sendo eles: estar matriculado na graduação particular regularmente, ter avaliação positiva no Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), que a instituição de ensino na qual está matriculado tenha convênio com o Fies, ter percentual de comprometimento da renda familiar inferior a 20%. Pode participar também quem já usou Fies alguma vez e quem está inadimplente no Programa de Crédito Educativo (PCE/CREDUC).

O primeiro passo para se inscrever no FIES é acessar o portal http://sisfiesportal.mec.gov.br/, fazer um cadastro e a inscrição, sempre colocando dados verídicos. Depois é preciso ir até a instituição de ensino onde a sua inscrição precisa ser aprovada pela Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA). O prazo para validar suas informações com documentos na instituição de ensino é de 10 dias. Para finalizar é preciso ir até uma agência da Caixa Econômica que desejar e formalizar o contrato FIES. O prazo é de dez dias depois da validação da CPSA. Na Caixa leve os documentos que forem solicitados. É possível fazer uma simulação no site Simulador FIES Caixa

Links Patrocinados

Compartilhe, Vote, Divulgue e Apareça Para o Mundo

Sobre cantinhodaweb

Cantinho da Web é um website de variedades e curiosidades da internet com muita diversão e informação. Aqui no Cantinho da Web tem de tudo um pouco em um só lugar.